Suplementos: Como funciona cada um deles?

suplementos como funciona

A maior parte das pessoas que frequentam a academia fazem ou pretendem fazer uso de suplementos alimentares para maximizar os ganhos e chegar mais rapidamente aos seus objetivos.

Porém na hora de escolher a suplementação ideal, surgem diversas dúvidas, afinal o mercado oferece uma infinidade de opções. Aqui você encontrará um guia completo sobre cada uma destas opções, a fim de retirar todas as suas dúvidas sobre o mercado de suplementação alimentar.

Albumina

A albumina é a proteína extraída da clara do ovo, sendo considerada completa e de alto valor biológico, a albumina também é rica em aminoácidos.

Considerada uma proteína de lenta absorção, a albumina é excelente para atletas que buscam a hipertrofia muscular. Outro ponto positivo deste suplemento é o seu baixo custo.

suplemento como funciona albumina
Albumina

BCAA

BCAAs são os aminoácidos presentes na cadeia ramificada que é composta pela Leucina, Valina e Isoleucina e possuem importante papel no auxílio da recuperação pós treino do organismo.

As BCAAs ajudam no processo de cicatrização e recuperação muscular pós treino. Reconstruindo assim a musculatura após uma exigente carga de treinos.

suplementos como funcionam bcaa
BCAA

Caseína

A caseína é um tipo de proteína rica em aminoácidos essenciais, não produzidos pelo organismo. A caseína é uma proteína de lenta absorção muito encontrada no leite de vaca.

A caseína tem como função auxiliar no ganho de massa muscular magra e também para manutenção muscular, pois é considerada rica em aminoácidos.

No mercado você vai encontrar a caseína micelar e a hidrolisada, veja a diferença de cada uma delas:

Caseína Micelar

A versão micelar é considerada pura, possuindo então maior concentração de proteína e absorção lenta.

Caseína Hidrolisada:

A caseína hidrolisada passa por alguns processos industriais que realizam a quebra de algumas ligações, em uma espécie de pré digestão. A vantagem deste tipo é uma absorção mais rápida pelo organismo, porém esta pré digestão altera algumas características da proteína.

suplementos como funciona caseína
Caseína

Colágeno

O colágeno é uma proteína abundante no organismo, sendo a sua principal função a construção de células da pele e de tendões, ligamentos e músculos.

Devido ao processo de hipertrofia e crescimento muscular o organismo necessita do colágeno para auxiliar neste crescimento e prevenir o surgimento de estrias por exemplo.

suplementos como funciona colágeno
Colágeno

Creatina

Um dos suplementos mais conhecido e amado pelos praticantes de musculação. A creatina fornece uma dose extra de energia durante a prática de exercícios e consequentemente maximização de desempenho, devido a sua capacidade de aumentar os estoques de ATP do organismo ( a primeira fonte de energia muscular).

Outro benefício da creatina é a sensação de aumento muscular proporcionada, pois a substância retém líquido nos tecidos musculares. Devido a esse processo é muito importante o consumo de creatina associada a uma grande quantidade de ingestão de água durante o dia.

suplementos como funcionam creatina
Creatina

Maltodextrina

A maltodextrina ou malto é uma carboidrato utilizado durante a prática de exercícios físicos para manutenção dos níveis de energia e glicose durante os treinos, evitando assim a perda de massa magra, visto que quando esgotados os estoques de carboidratos o nosso organismo passa a utilizar a proteína muscular para gerar a energia que precisamos.

suplementos como funciona maltodextrina
Maltodextrina

Glutamina

A glutamina é um aminoácido não essencial muito presente no tecido muscular, ela tem a função de ajudar na regeneração e construção de tecidos musculares, além de auxiliar o sistema imunológico e é muito encontrada nos Whey Protein.

suplementos como funcionam glutamina
Glutamina

HGH

O suplemento HGH possui como objetivo estimular a produção natural do hormônio do crescimento pelo nosso organismo, conhecido como GH.

Os seus benefícios são aumento da massa muscular e massa magra e queima de gordura

suplementos como funciona hgh
HGH

Hipercalóricos

Os hipercalóricos como o próprio nome denuncia, são suplementos com alta concentração de calorias, sendo muito utilizado por praticantes de atividade física que almejam o ganho de peso.

Os hipercalóricos possuem na maior parte de sua composição os carboidratos, substância utilizada pelo nosso organismo para gerar energia e aumentar nossa massa corporal, muito presente em massas como pizza, pão e macarrão é o paraíso para os que querem ganhar peso e o terror daqueles que pretendem perder.

Porém os hipercalóricos também possuem uma combinação de proteínas, vitaminas e minerais essenciais para o organismo, é um suplemento completo e indicado para pessoas que possuem o metabolismo acelerado.

Após alcançar o peso desejado os hipercalóricos geralmente são substituídos pelos Whey Protein que possuem a função de gerar apenas massa magra.

suplementos como funcionam hipercalórico
Hipercalórico

Óxido Nítrico

O óxido nítrico ou NO2 tem a função de aumentar a força e o volume muscular, devido a sua capacidade de maximizar o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.

O NO2 produz também um efeito estético muito procurado pelos praticantes de atividades físicas que é a dilatação dos vasos sanguíneos.

suplementos como funciona força

Packs

Os packs são suplementos sintetizados geralmente em comprimidos ou sachês. A sua fórmula é completa é formada por carboidratos, minerais, vitaminas e aminoácidos que tem como função melhorar o desempenho físico e maximizar o ganho de massa muscular através da recomposição de substâncias essenciais para o organismo.​

suplementos como funciona animal pack
Animal Pack

Pré treino

O pré treino é um suplemento rico em cafeína, cuja função é o ganho extremo de energia durante a prática de atividades físicas, sendo assim recomendada a sua utilização antes do treino.

Os principais benefícios são o aumento de força, explosão, resistência e redução do intervalo entre as repetições. Porém alertamos que pré treinos aumentam a circulação e consequentemente o ritmo cardíaco, sendo indicado o acompanhamento e avaliação médica e nutricional para a sua utilização.

suplementos como funciona cross fit

Termogênico

Os termogênicos são os suplementos utilizados com o de aceleração do metabolismo e queima de gordura.

Sendo assim, é muito procurado por quem deseja perder gordura e emagrecer. Os termogênicos também melhoram a disposição e a definição muscular. Porém assim como os pré treinos, termogênicos possuem altas doses de cafeína que possuem como efeito colateral o aumento do ritmo cardíaco e da pressão arterial, sendo indicado mais uma vez o acompanhamento médico e nutricional.

suplemento como funciona termogenico

Whey Protein

O whey protein é sem dúvidas o suplemento alimentar mais conhecido dos praticantes de musculação.

O whey é um suplemento rico em proteínas de rápida absorção que tem como função o auxílio na construção e ganho de massa muscular.

No mercado é possível encontrar alguns tipos de Whey Protein, veja as diferenças:

Whey Protein Concentrado:

É a versão comum do suplemento, possui alto percentual de proteínas, mas também contém em sua composição outras substâncias como por exemplo o carboidrato.

Whey Protein Isolado:

Esta versão é composta por proteína pura, sem a presença de outros nutrientes como o carboidrato.

Whey Protein Hidrolisado:

Esta versão passa por um processo industrial de quebra das moléculas de proteínas em tamanhos menores, favorecendo acima uma absorção mais rápida que as demais.

suplementos como funciona whey protein on
Whey Protein

Com esse super guia você passou a conhecer melhor a função e os benefícios de cada um dos suplementos alimentares disponíveis no mercado, auxiliando assim o seu processo de escolha de acordo com o objetivo esperado. Até a próxima!

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest

Post relacionados

Comentários