Como fazer musculação aos 40 anos?

musculacao aos 40 anos

Depois dos 30 anos, o nosso metabolismo tende a ficar cada vez mais lento. É algo natural de qualquer ser humano e dá pra imaginar que, depois dos 40, ele fica ainda pior. É justamente por isso que acumulamos mais gordura e perdemos massa magra com a idade. E é também por isso que perder peso aos 40 anos é mais difícil.

Difícil, mas não impossível. Se você olhar na internet verá pessoas com idades muito mais avançadas e com o corpo de um jovem. Tudo tem a ver com disciplina e dedicação.

Começar a musculação aos 40 anos parece, para muitos, algo bem distante, mas não poderia ser mais real. Se você quer mudar de corpo, de vida e melhorar a sua saúde, continue com a leitura e saiba como!

Começar a malhar aos 40 anos: como começar?

Vá com calma

Se você nunca se exercitou ou tem muito tempo que fez isso, comece aos poucos. Você pode iniciar com uma caminhada todos os dias e ir aumentando o ritmo. Depois, pode-se somar musculação a isso. Aliás, você nem precisa entrar na academia se não quiser, pode fazer exercícios em casa bem à vontade.

Marque uma consulta com o médico

Vai iniciar os treinos? Então, marque uma consulta com o seu clínico geral para saber se está tudo bem. É importante, inclusive, para o caso de uma mudança alimentar com a ajuda de um nutricionista. Os resultados do exame de sangue podem direcionar a forma como a alimentação será conduzida.

Faça uma avaliação física

Antes de iniciar as atividades físicas é importante fazer uma avaliação, afinal de contas, é preciso saber em que situação o seu corpo está para traçar metas e objetivos. 

Por exemplo, pode ser que, neste primeiro momento, o principal e mais urgente seja a perda de gordura corporal e só depois focar também no ganho de massa muscular.

Tenha acompanhamento profissional

É essencial ter o acompanhamento de um profissional na hora de fazer os exercícios. Afinal de contas, movimentos feitos de forma errada podem gerar uma lesão e, consequentemente, causar muita dor e, é claro, não queremos isso.

Então, é importante que um profissional que entenda as dificuldades da idade e do seu momento esteja te orientando para obter o melhor resultado, sempre pensando na preservação da saúde.

Musculação aos 40 anos: é possível? funciona?

Algumas pessoas acreditam que musculação é coisa de gente “jovem” e acabam protelando o início das atividades físicas. Além do mais, quem passou dos 40 acaba tendo outras prioridades como um cargo mais elevado na empresa ou abrir o próprio negócio, filhos, escola, casa, enfim, há outros objetivos que parecem ser mais importantes.

Só que, justamente por conta dessa corrida desenfreada é que a saúde acaba sendo deixada de lado e sem ela é impossível alcançar os objetivos.

As dores começam a aparecer, principalmente na coluna para aqueles que passam a maior parte do tempo sentados. Os remédios já não fazem efeito como antes e os problemas articulares e musculares já não se resolvem com a mesma rapidez de antes.

Cabe a você passar a fazer um pouco mais pelo seu corpo e pela sua saúde mental e física. Afinal de contas, fazer exercício físico é também uma forma de demonstrar o amor próprio.

Preciso de academia?

Um dos maiores temores de quem quer começar a se exercitar depois dos 40 é a academia. Ver corpos perfeitamente esculpidos e musculosos em comparação ao seu pode causar uma certa timidez e inibi-lo de iniciar os exercícios.

Mas sabia que hoje em dia é possível conseguir bons resultados fazendo exercícios em casa usando o próprio peso do corpo?

Veja quantas vantagens existem nisso: você não precisa se deslocar, pode fazer exercícios à vontade e não vai precisar pagar academia ou equipamentos. Além disso tudo, é claro, ainda conquista o corpo que quer e com saúde.

Você pode até pensar que não tem tempo, nem mesmo em casa, para fazer atividade física. Mas é porque está pensando na antiga forma de se exercitar. Atualmente, existem protocolos que com apenas 15 minutos diários é possível obter bons resultados.

Pois é, mudar o seu corpo e perder a vergonha de tirar a camisa na frente dos outros é mais simples do que pensa.

Por onde começar?

Você pode começar com o programa Corpo de Atleta 40, um programa de exercícios físicos feitos especificamente para quem passou dos 40 anos.

Ele é montado de forma gradual, ou seja, você pode começar do nível básico. Assim, nos 10 primeiros dias você vai fazer de 4 a 15 minutos de exercícios por dia. Vai ser uma maneira de “acordar” o metabolismo e de adaptá-lo a um novo ritmo de vida.

Depois, no nível intermediário, você passará a exigir um pouco mais da sua musculatura como um todo, assim como das suas articulações. Mas não se preocupe porque o ritmo a ser seguido é fácil de acompanhar e o seu abdome (o centro de equilíbrio do corpo) já foi fortalecido na primeira etapa.

Por último há o treino avançado. Será um exercício diferente todos os dias, perfeito para quem não gosta da monotonia dos exercícios de musculação. Você vai começar a notar a diferença no seu corpo de uma forma geral. Vai perceber que as dores musculares e articulares já não são frequentes e que está mais forte. Os músculos vão começar a ficar mais definidos.

Viu como é fácil e simples mudar o seu corpo? Você só vai precisar executar os treinos feitos e orientados por um profissional especializado na área. É o tipo de treino perfeito também para quem trabalha viajando. Como apenas o peso do corpo é usado, então os treinos podem ser feitos de qualquer lugar e a qualquer hora.

Quer saber mais sobre como deixar o seu corpo do jeito que sempre quis, passando por um processo que se encaixa perfeitamente na fase da sua vida? 

Então, confira um pouco mais sobre o programa Corpo de Atleta 40 e saiba todas as vantagens e o investimento necessário para ter o corpo dos sonhos!